Resumo de ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
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Administração Eclesiástica
Conceito de Administração:
A palavra “administração” tem origem no latim ad, que significa “direção” e minister, que significa “ subordinação ou obediência”.
Conceituando-se como a realização de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.
Conceito de Igreja ou Eclesial
Ecclesia (ou Ekklesia) na teologia cristã significa: um corpo particular de fiéis, ou toda uma congregação de fiéis. A palavra origina do latim ecclesia, e do grego ekklesia tendo como significado original “assembléia, congregação ou concílio", ou literalmente “convocação”. 1
I - Origem
Tem a finalidade de dirigir e gerir trabalhos coletivos.
Igreja: Conceitua-se como sendo um grupo de pessoas com um objetivo a ser conquistado, um propósito a ser atingido, um alvo para cumprir.
II - Administração Eclesiástica
A Igreja se distingue de qualquer sociedade ou grupo étnico em virtude de sua natureza. A sua estrutura se perpetua na regeneração do ser humano em Jesus Cristo. A missão da Igreja na terra se resume em ser serva de Cristo Jesus, cultuando a Trindade, pelo amor fraternal, fidelidade para com as Escrituras, pela igualdade de seus componentes, pela missão de evangelismo mundial e pelo testemunho cristão.
1 - Termo Bíblico para Administração:
Do grego oikonomos, significa "despenseiro, mordomo, tesoureiro ou curador”. Oikos = casa e Nomos = lei. Essa terminologia e encontrada ao menos dez vezes no Novo Testamento (Lc 12,42;Lc 16,1;Rm 16,23; Gl 4,2). No latim Oikonomos = "Indivíduo que tem a responsabilidade da administração de uma casa”.
No Novo Testamento, despenseiro ou oikonomos, seria o administrador
______________________________________________________________________
1. Wikipedia a enciclopedia livre.
da casa e propriedades de um senhor e tinha o direito legal de agir em nome do seu senhor (Lc 12,42; I Co 4,2), sendo-lhe concedido um período de tempo, embora este não soubesse quanto duraria sua administração.
O homem figura como despenseiro de Deus em Sua criação. No que se refere à Casa de Deus, somos mordomos, um exemplo está em I Pe 4,10: “ Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. Sendo assim, os despenseiros não devem considerar as questões que envolvem a Casa de Deus como assunto pessoal.
1 - 1 As Funções do Pastor:
a) Administrar os sacramentos ou cerimônias;
b) Invocar a bênção apostólica sobre o povo;
c) Celebrar casamento religioso com efeito civil;
d) Orientar e supervisionar a liturgia da Igreja, ou seja, a forma como se realiza as cerimônias da igreja.
1 - 2 Atribuições do Pastor:
a) Orar com os fiéis e por eles;
b) Apascentar na doutrina Cristã;
c) Exercer suas funções com zelo;
d) Orientar e supervisionar as atividades da igreja, para tornar eficiente a vida espiritual do povo;
e) Prestar assistência pastoral;
f) Instruir os neófitos, mocidade, necessitados, aflitos, enfermos e desviados;
g) Exercer, com outros presbíteros, o poder coletivo de governo.
III - Funções dos Administradores:
O administrador juntamente com a Igreja devem envolver-se com o objetivo de:
a) Pregar o evangelho aos indivíduos e às nações;
b) Batalhar pela preservação da Palavra de Deus e pela sua tradução e disseminação em todos os idiomas de cada nação;
c) Promover o culto do modo prescrito nas Escrituras e a celebração das ordenanças, as quais incluem, a obrigação de congregar, prestar a Deus a adoração devida, orar com ações de graças, leitura das Escrituras, pregação da Palavra e seu ensino, louvor com Salmos e hinos espirituais, administração do batismo e santa ceia do senhor e jejum em ocasiões apropriadas;
Em relação às duas ordenanças, ou seja, batismo e santa ceia, devem ser celebradas por estatuto permanente, devendo ser abençoados os elementos da santa ceia para uso comum.
d) Prestar assistência material aos ministros da igreja;
e) Expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos domésticos da fé;
f) Trabalhar pela prosperidade e expansão das igrejas de Cristo em todo lugar e tempo, devendo manter a comunhão entre si, promovendo a paz e a edificação, reunindo-se para considerar sobre assuntos de divergência, devendo seu parecer ser comunicado à todas igrejas envolvidas.
g) Exercer os deveres de ajudar aos necessitados, sendo as boas obras manifestadas como consequência da fé autêntica. Também os membros do corpo de Cristo são despenseiros da graça de Deus quanto à contribuição financeira.
IV - Funções da Administração:
a) Planejar: Estabelecer os alvos a serem atingidos, desenvolvendo um plano de ação;
b) Organizar: disponibilizar e coordenar os recursos da igreja sejam eles humanos ou financeiros;
c) Dirigir ou liderar: Capacitação de líderes que possam administrar a igreja, aos quais possam ser delegados responsabilidades e autoridades e possam ser cobrados pelos resultados, sendo o trabalho em equipe primordial para se alcançar os objetivos.
d) Controle ou coordenação: Todas as atividades devem passar por um processo de avaliação para medir se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente.
V - Administração do Tempo:
Gerenciar o tempo é algo fundamental para o administrador. Pode-se controlar melhor o tempo no âmbito profissional e pessoal com organização, definição de objetivos e de prioridades, comunicação precisa, delegação de funções, utilização adequada dos recursos e disciplina.
Saber administrar o tempo é sujeitar-lo, ao contrario de quem não sabe controlar-lo acaba sendo dominado por ele, não efetuando as tarefas na ordem em que devem ser feitas, sendo assim, administrar bem o tempo é dar preferência às tarefas mais importantes e prioritárias.
Como o tempo é vida, e acabando-se o tempo do ser humano, acaba-se sua vida, pois o tempo é perecível e nao pode renovar-se.
A boa administração do tempo é também um fator de prosperidade financeira e produtividade, pois quem sabe aproveitar melhor o seu tempo trabalha com maior produtividade, ou seja, trabalha com maior eficácia e com menor recurso possível.
VI - Reuniões produtivas
Para que as reuniões sejam produtivas, primeiramente devem ser convocadas somente se necessárias, devendo ser estabelecidos objetivos. Sendo importante para maior aproveitamento do tempo, fixar tempo para cada assunto tratado. Apenas as pessoas as quais os assuntos lhes dizem respeito devem ser convocadas, mantendo o rumo das discussões e sintetizando conclusões.
Administração Eclesiástica
Conceito de Administração:
A palavra “administração” tem origem no latim ad, que significa “direção” e minister, que significa “ subordinação ou obediência”. Conceituando-se como a realização de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.
Conceito de Igreja ou Eclesia
Ecclesia (ou Ekklesia) na teologia cristã significa: um corpo particular de fiéis, ou toda uma congregação de fiéis. O palavra origina do latim ecclesia, e do grego ekklesia tendo como significado original “assembléia, congregação ou concílio", ou literalmente “convocação”. 1
I - Origem
Tem a finalidade de dirigir e gerir trabalhos coletivos.
Igreja: Conceitua-se como sendo um grupo de pessoas com um objetivo a ser conquistado, um propósito a ser atingido, um alvo para cumprir.
II - Administração Eclesiástica
A Igreja se distingue de qualquer sociedade ou grupo étnico em virtude de sua natureza. A sua estrutura se perpetua na regeneração do ser humano em Jesus Cristo. A missão da Igreja na terra se resume em ser serva de Cristo Jesus, cultuando a Trindade, pelo amor fraternal, fidelidade para com as Escrituras, pela igualdade de seus componentes, pela missão de evangelismo mundial e pelo testemunho cristão.
1 - Termo Bíblico para Administração:
Do grego oikonomos, significa "despenseiro, mordomo, tesoureiro ou curador”. Oikos = casa e Nomos = lei. Essa terminologia e encontrada ao menos dez vezes no Novo Testamento (Lc 12,42;Lc 16,1;Rm 16,23; Gl 4,2). No latim Oikonomos = "Indivíduo que tem a responsabilidade da administração de uma casa”.
No Novo Testamento, despenseiro ou oikonomos, seria o administrador
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1. Wikipedia a enciclopedia livre.
da casa e propriedades de um senhor e tinha o direito legal de agir em nome do seu senhor (Lc 12,42; I Co 4,2), sendo-lhe concedido um período de tempo, embora este não soubesse quanto duraria sua administração.
O homem figura como despenseiro de Deus em Sua criação. No que se refere à Casa de Deus, somos mordomos, um exemplo está em I Pe 4,10: “ Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. Sendo assim, os despenseiros não devem considerar as questões que envolvem a Casa de Deus como assunto pessoal.
1 - 1 As Funções do Pastor:
a) Administrar os sacramentos ou cerimônias;
b) Invocar a bênção apostólica sobre o povo;
c) Celebrar casamento religioso com efeito civil;
d) Orientar e supervisionar a liturgia da Igreja, ou seja, a forma como se realiza as cerimônias da igreja.
1 - 2 Atribuições do Pastor:
a) Orar com os fiéis e por eles;
b) Apascentar na doutrina Cristã;
c) Exercer suas funções com zelo;
d) Orientar e supervisionar as atividades da igreja, para tornar eficiente a vida espiritual do povo;
e) Prestar assistência pastoral;
f) Instruir os neófitos, mocidade, necessitados, aflitos, enfermos e desviados;
g) Exercer, com outros presbíteros, o poder coletivo de governo.
III - Funções dos Administradores:
O administrador juntamente com a Igreja devem envolver-se com o objetivo de:
a) Pregar o evangelho aos indivíduos e às nações;
b) Batalhar pela preservação da Palavra de Deus e pela sua tradução e disseminação em todos os idiomas de cada nação;
c) Promover o culto do modo prescrito nas Escrituras e a celebração das ordenanças, as quais incluem, a obrigação de congregar, prestar a Deus a adoração devida, orar com ações de graças, leitura das Escrituras, pregação da Palavra e seu ensino, louvor com Salmos e hinos espirituais, administração do batismo e santa ceia do senhor e jejum em ocasiões apropriadas;
Em relação às duas ordenanças, ou seja, batismo e santa ceia, devem ser celebradas por estatuto permanente, devendo ser abençoados os elementos da santa ceia para uso comum.
d) Prestar assistência material aos ministros da igreja;
e) Expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos domésticos da fé;
f) Trabalhar pela prosperidade e expansão das igrejas de Cristo em todo lugar e tempo, devendo manter a comunhão entre si, promovendo a paz e a edificação, reunindo-se para considerar sobre assuntos de divergência, devendo seu parecer ser comunicado à todas igrejas envolvidas.
g) Exercer os deveres de ajudar aos necessitados, sendo as boas obras manifestadas como consequência da fé autêntica. Também os membros do corpo de Cristo são despenseiros da graça de Deus quanto à contribuição financeira.
IV - Funções da Administração:
a) Planejar: Estabelecer os alvos a serem atingidos, desenvolvendo um plano de ação;
b) Organizar: disponibilizar e coordenar os recursos da igreja sejam eles humanos ou financeiros;
c) Dirigir ou liderar: Capacitação de líderes que possam administrar a igreja, aos quais possam ser delegados responsabilidades e autoridades e possam ser cobrados pelos resultados, sendo o trabalho em equipe primordial para se alcançar os objetivos.
d) Controle ou coordenação: Todas as atividades devem passar por um processo de avaliação para medir se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente.
V - Administração do Tempo:
Gerenciar o tempo é algo fundamental para o administrador. Pode-se controlar melhor o tempo no âmbito profissional e pessoal com organização, definição de objetivos e de prioridades, comunicação precisa, delegação de funções, utilização adequada dos recursos e disciplina.
Saber administrar o tempo é sujeitar-lo, ao contrario de quem não sabe controlar-lo acaba sendo dominado por ele, não efetuando as tarefas na ordem em que devem ser feitas, sendo assim, administrar bem o tempo é dar preferência às tarefas mais importantes e prioritárias.
Como o tempo é vida, e acabando-se o tempo do ser humano, acaba-se sua vida, pois o tempo é perecível e nao pode renovar-se.
A boa administração do tempo é também um fator de prosperidade financeira e produtividade, pois quem sabe aproveitar melhor o seu tempo trabalha com maior produtividade, ou seja, trabalha com maior eficácia e com menor recurso possível.
VI - Reuniões produtivas
Para que as reuniões sejam produtivas, primeiramente devem ser convocadas somente se necessárias, devendo ser estabelecidos objetivos. Sendo importante para maior aproveitamento do tempo, fixar tempo para cada assunto tratado. Apenas as pessoas as quais os assuntos lhes dizem respeito devem ser convocadas, mantendo o rumo das discussões e sintetizando conclusões.
Administração Eclesiástica
Conceito de Administração:
A palavra “administração” tem origem no latim ad, que significa “direção” e minister, que significa “ subordinação ou obediência”. Conceituando-se como a realização de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.
Conceito de Igreja ou Eclesia
Ecclesia (ou Ekklesia) na teologia cristã significa: um corpo particular de fiéis, ou toda uma congregação de fiéis. O palavra origina do latim ecclesia, e do grego ekklesia tendo como significado original “assembléia, congregação ou concílio", ou literalmente “convocação”. 1
I - Origem
Tem a finalidade de dirigir e gerir trabalhos coletivos.
Igreja: Conceitua-se como sendo um grupo de pessoas com um objetivo a ser conquistado, um propósito a ser atingido, um alvo para cumprir.
II - Administração Eclesiástica
A Igreja se distingue de qualquer sociedade ou grupo étnico em virtude de sua natureza. A sua estrutura se perpetua na regeneração do ser humano em Jesus Cristo. A missão da Igreja na terra se resume em ser serva de Cristo Jesus, cultuando a Trindade, pelo amor fraternal, fidelidade para com as Escrituras, pela igualdade de seus componentes, pela missão de evangelismo mundial e pelo testemunho cristão.
1 - Termo Bíblico para Administração:
Do grego oikonomos, significa "despenseiro, mordomo, tesoureiro ou curador”. Oikos = casa e Nomos = lei. Essa terminologia e encontrada ao menos dez vezes no Novo Testamento (Lc 12,42;Lc 16,1;Rm 16,23; Gl 4,2). No latim Oikonomos = "Indivíduo que tem a responsabilidade da administração de uma casa”.
No Novo Testamento, despenseiro ou oikonomos, seria o administrador
______________________________________________________________________
1. Wikipedia a enciclopedia livre.
da casa e propriedades de um senhor e tinha o direito legal de agir em nome do seu senhor (Lc 12,42; I Co 4,2), sendo-lhe concedido um período de tempo, embora este não soubesse quanto duraria sua administração.
O homem figura como despenseiro de Deus em Sua criação. No que se refere à Casa de Deus, somos mordomos, um exemplo está em I Pe 4,10: “ Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. Sendo assim, os despenseiros não devem considerar as questões que envolvem a Casa de Deus como assunto pessoal.
1 - 1 As Funções do Pastor:
a) Administrar os sacramentos ou cerimônias;
b) Invocar a bênção apostólica sobre o povo;
c) Celebrar casamento religioso com efeito civil;
d) Orientar e supervisionar a liturgia da Igreja, ou seja, a forma como se realiza as cerimônias da igreja.
1 - 2 Atribuições do Pastor:
a) Orar com os fiéis e por eles;
b) Apascentar na doutrina Cristã;
c) Exercer suas funções com zelo;
d) Orientar e supervisionar as atividades da igreja, para tornar eficiente a vida espiritual do povo;
e) Prestar assistência pastoral;
f) Instruir os neófitos, mocidade, necessitados, aflitos, enfermos e desviados;
g) Exercer, com outros presbíteros, o poder coletivo de governo.
III - Funções dos Administradores:
O administrador juntamente com a Igreja devem envolver-se com o objetivo de:
a) Pregar o evangelho aos indivíduos e às nações;
b) Batalhar pela preservação da Palavra de Deus e pela sua tradução e disseminação em todos os idiomas de cada nação;
c) Promover o culto do modo prescrito nas Escrituras e a celebração das ordenanças, as quais incluem, a obrigação de congregar, prestar a Deus a adoração devida, orar com ações de graças, leitura das Escrituras, pregação da Palavra e seu ensino, louvor com Salmos e hinos espirituais, administração do batismo e santa ceia do senhor e jejum em ocasiões apropriadas;
Em relação às duas ordenanças, ou seja, batismo e santa ceia, devem ser celebradas por estatuto permanente, devendo ser abençoados os elementos da santa ceia para uso comum.
d) Prestar assistência material aos ministros da igreja;
e) Expressar a comunhão dos santos, incluindo a assistência aos domésticos da fé;
f) Trabalhar pela prosperidade e expansão das igrejas de Cristo em todo lugar e tempo, devendo manter a comunhão entre si, promovendo a paz e a edificação, reunindo-se para considerar sobre assuntos de divergência, devendo seu parecer ser comunicado à todas igrejas envolvidas.
g) Exercer os deveres de ajudar aos necessitados, sendo as boas obras manifestadas como consequência da fé autêntica. Também os membros do corpo de Cristo são despenseiros da graça de Deus quanto à contribuição financeira.
IV - Funções da Administração:
a) Planejar: Estabelecer os alvos a serem atingidos, desenvolvendo um plano de ação;
b) Organizar: disponibilizar e coordenar os recursos da igreja sejam eles humanos ou financeiros;
c) Dirigir ou liderar: Capacitação de líderes que possam administrar a igreja, aos quais possam ser delegados responsabilidades e autoridades e possam ser cobrados pelos resultados, sendo o trabalho em equipe primordial para se alcançar os objetivos.
d) Controle ou coordenação: Todas as atividades devem passar por um processo de avaliação para medir se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente.
V - Administração do Tempo:
Gerenciar o tempo é algo fundamental para o administrador. Pode-se controlar melhor o tempo no âmbito profissional e pessoal com organização, definição de objetivos e de prioridades, comunicação precisa, delegação de funções, utilização adequada dos recursos e disciplina.
Saber administrar o tempo é sujeitar-lo, ao contrario de quem não sabe controlar-lo acaba sendo dominado por ele, não efetuando as tarefas na ordem em que devem ser feitas, sendo assim, administrar bem o tempo é dar preferência às tarefas mais importantes e prioritárias.
Como o tempo é vida, e acabando-se o tempo do ser humano, acaba-se sua vida, pois o tempo é perecível e nao pode renovar-se.
A boa administração do tempo é também um fator de prosperidade financeira e produtividade, pois quem sabe aproveitar melhor o seu tempo trabalha com maior produtividade, ou seja, trabalha com maior eficácia e com menor recurso possível.
VI - Reuniões produtivas
Para que as reuniões sejam produtivas, primeiramente devem ser convocadas somente se necessárias, devendo ser estabelecidos objetivos. Sendo importante para maior aproveitamento do tempo, fixar tempo para cada assunto tratado. Apenas as pessoas as quais os assuntos lhes dizem respeito devem ser convocadas, mantendo o rumo das discussões e sintetizando conclusões.